1. Perigos para os bulls:
a. Calor
O bulldog é extremamente sensível ao calor. Durante o verão deve ficar em ambiente ar condicionado ou com ventilador só para ele, ligado 24 horas por dia. Passeios devem ser de manhã cedo ou a noite, evitando sair nos horários mais quentes, mesmo se for de carro. Sinais de superaquecimento incluem respiração forçada (roaring), salivação em excesso, mudança de cor da língua e das gengivas, podendo chegar ao desmaio e rapidamente a morte. Mergulhar o bull em água fresca, ex. no chuveiro com uma toalha por cima das costas, se possível com ventilador ligado em cima dele também. Molhe bem as costas e o dorso do bull, deixe ele deitado na água, até normalizar a respiração.
b. Afogamento
Com raríssimas exceções, os bulldogs não conseguem nadar. Muito cuidado em locais com piscina, na praia etc. Uma opção na praia ou na piscina é o colete salva-vidas específico para cachorros, entretanto tome cuidado para ele não superaquecer com o colete.
c. Dilação / Torção gástrica
A dilação ocorre quando o bull engole uma quantidade excessiva de ar. A barriga fica dilatada e dura e dificulta a respiração do bull. Potencialmente fatal, a torção pode ocorrer quando o bull se exercita logo após uma refeição ou se ele não esfriou o suficiente antes de comer. Os sinais incluem a distensão extrema do abdômen, dificuldades de respiração, inquietação, tentativas de vômito e salivação excessiva. O ideal é fazer 2 refeições diárias (manhã e noite) e esperar pelo menos uma hora e meia após a refeição para passear com o bull. As tigelas elevadas também ajudam a prevenir ambas as condições.
d. Veterinário / pet shop inexperiente
O bulldog é uma raça única que requer atenções e cuidados diferenciados. Evite atendimento com veterinário que não tem experiência com a raça. Nos grupos de bulldogs locais no Facebook (Bulldogada Carioa, Bulldogada São Paulo, etc.) os membros podem indicar veterinários próximos com experiência na raça.
Pet Shops são locais perigosos para os bulls. Procure nunca deixar seu bull sozinho para tomar banho e evite utilizar taxi dog sem verificar que o carro possui ar condicionado e que o bull será levado direto para casa ou a petshop sem paradas.
O banho na pet shop deve ser com água na temperatura ambiente, nunca deixe o banhista dar banho morno ou quente no seu bull. A temperatura dentro da área de banho já é elevado, e a secadora também joga ar morno, portanto água morna no banho é demais para o bull. Não utilizar o soprador no rosto do bull, secar apenas com toalha e algodão. Seja exigente, sempre lembrando os banhistas e o motorista do taxi dog sobre os cuidados especiais necessários para seu bull.
e. Roubo
Os bulldogs são alvos de roubo por estarem na moda e terem reputação de serem valiosos. Nunca deixe seu bull sozinho em frente a lojas ou desacompanhado no carro. Caso alguém pergunte sobre o valor do seu bull, responda sempre que este seu bull não tem valor comercial por estar castrado, ou com algum problema de saúde. Nunca deixe seu bulldog sozinho no quintal ou varanda, ou em qualquer lugar visível e de fácil acesso.
f. Alimentos tóxicos
Uva, cebola, chocolate, nozes de macadâmia são altamente tóxicos para todos os cachorros. Estabelece regras em casa com familiares, empregados e visitas para que não ofereçam comida de gente para o seu bull. Tome cuidado para não deixar estes alimentos em locais de fácil acesso para seu bull.
2. Cuidados diários:
Mantenha sempre água fresca a vontade para seu bull. Alimentar de preferência duas vezes ao dia com ração Super Premium ou com Alimentação Natural, conforme orientação do seu veterinário.
Faça uma verificação geral diária (olhos, rugas, orelhas, queixo, barriga, rabo, patas), o ideal é fazer isso após o passeio principalmente se seu bull for mais agitado. Esta rotina diária é importante, quanto mais cedo for identificado um problema, melhor.
a. Rugas
Nas rugas da face, passar lenço umedecido (ou algodão umedecido com Epiotic) depois algodão para secar bem a ruga e por fim hipoglos/dermodex prevent ou talco granado antiséptico (embalagem marrom).
b. Rabo
Alguns bulls têm rabos enrolados ou “tail pockets” que também precisam de verificação e cuidados diários, da mesma forma que as rugas da face.
c. Orelhas
Verifique as orelhas do seu bull regularmente se não diariamente. Devem estar livres de cera acumulada ou secreção escura. A limpeza rotineira deve ser feita com Epiotic logo após o banho. Eventualmente entre um banho e outro a limpeza com Epiotic também deverá ser feita. Pinga algumas gotas da solução em cada orelha, aguarde 5 minutos e limpe com algodão ou gaze enrolado no dedo. Não utilize hastes flexíveis pois poderá machucar a orelha do seu bull.
Verifique a parte de trás das orelhas, os bulls tem tendência a assaduras. Passe uma camada muito fina de hipoglos ou dermodex prevent ou Nebacetin em caso de irritação.
d. Olhos
Fique sempre atento aos olhos do seu bull. Devem estar livres de secreção / remelas. Se você perceber que seu bull está lacremejando em excesso ou esfregando o rosto nas paredes e cortinas, ele pode estar com alguma irritação nos olhos.
Cherry eye é uma condição comum em filhotes de bulldog, em que a terceira membrana do olho ‘pula’ para fora. Existe uma massagem para recolocar e este junto com colírio poderá ser feita. Pode também ser necessário uma cirurgia. Consulte sempre um veterinário oftalmologista que tem experiência com a raça.
Se você perceber que seu bull está lacremejando excessivamente ou não está conseguindo abrir totalmente os olhos, consulte seu veterinário. Os bulls tem muita tendência a problemas nos olhos, incluindo entrópio, distiquiase e úlcera de córnea.
e. Nariz
O nariz do seu bull poderá ficar ressecada e com uma camada de baba seca. Durante o banho, passe um pedaço de gaze umedecido para retirar o excesso de baba seca. Após o banho, passe uma fina camada de vaselina sólida para evitar o ressecamento do nariz do seu bull.
f. Dentes
Você deverá sempre estar atento a saúde oral do seu bull, o que inclui a escovação dos dentes. Isto pode ser feito com pasta de dente apropriado para cachorros (não utilize pasta de dente humano) e com uma escova de dente canina, ou então com um pedaço de gaze enrolado no dedo.
g. Pele em geral
Verifique se o bull está com falhas, feridas ou caroços no pelo, que podem indicar infecção por bactéria ou fungos ou sarna.
Escove seu bull pelo menos 3 vezes por semana com uma escova de borracha ou plástico, ou então com a escova Furminator.
h. Patas
Verifique sempre as patas do seu bull, entre os dedos e em baixo das almofadas. Retirar qualquer sujeira com lenço umedecido e passar sempre o talco granado entre os dedos para evitar assaduras.
3. Banho - O ideal é dar banho em casa. A frequência do banho varia muito entre bulls, localidade e época do ano. O shampoo deve ser indicado pelo veterinário. Coloque algodão nas orelhas antes do banho para não entrar água. Certifique de ter retirado todo o resíduo de shampoo no enxague. Secar bem o bull com toalhas e/ou secador de cabelo, passar algodão nas rugas para secar bem após o banho. Passar Epiotic ou outra solução própria nas orelhas após retirar o algodão, para evitar otites (esperar 5 minutos e fazer limpeza com algodão). Após secar, passar talco granado ou hipoglós/dermodex prevent nas rugas da face e entre os dedos das patas para evitar assaduras. Não passe perfume no seu bull!
4. Passeio - Utilizar coleira peitoral para o passeio. Os modelos de nylon são leves, resistentes e fáceis de limpar. O passeio deve ocorrer sempre em horários mais frescos (manhã e noite). Respeite os limites do seu bull, não force ele a andar grandes distâncias. Carregue sempre uma garrafa de água fresca e deixe-o beber o quanto ele quiser durante o passeio. Não deixe seu bull andar sem guia, é perigoso para ele.
5. Brinquedos - Ao escolher um brinquedo, lembre-se que seu bull tem uma tremenda capacidade destrutiva. Procure sempre pelúcias sem botões nos olhos, verifique que os squeaky toys não tem squeakers de plástico que podem sair facilmente e engasgar seu bull. Brinquedos de corda devem ser os de alta qualidade, que o fio não sai inteiro ao mastigar.
NUNCA DÊ OSSOS RAWHIDE para o seu bull!
Os ossos de nylon (ex. marca Nylabone) são uma ótima opção para seu bull, devendo ser verificado e trocado periodicamente conforme desgaste.
6. Saúde - Mantenha sempre as vacinas do seu bull em dia. Remédios para prevenção de pulgas, carrapatos e verme do coração devem ser aplicados mensalmente. Tenha sempre o telefone celular do seu vet atualizado e não hesite em ligar em caso de qualquer problema. Caso seu vet não atenda em estabelecimento 24 horas, procure um centro veterinário 24 horas perto da sua casa para poder levar seu bull em caso de qualquer emergência.
7. Lista de materiais essenciais:
a. Guia + coleira (peitoral)
b. Tigelas de aço inox, uma para água e uma para comida. O ideal é o conjunto elevado.
c. Toalhas
d. Lenços umedecidos (prefira os sem perfume, ex. Johnson & Johnson Recém Nascido – embalagem amarela)
e. Algodão
f. Gaze
g. Soro fisiológico
h. Pasta dental apropriado para cachorros (ex. da marca Virbac)
i. Termómetro retal
j. Talco antiséptico granado (embalagem marrom)
k. Hipoglos ou Dermodex Prevent
l. Vaselina sólida
m. Água oxigenada
n. Epiotic ou outra solução para limpeza de orelhas
o. Shampoo